PRÊMIO LUDOPEDIA 2015 

MELHOR JOGO DESIGN NACIONAL escolha do JÚRI

 

Em Jester cada jogador representa um artista aspirante ao cargo de Bobo da corte. Durante três rodadas, os jogadores usam suas cartas de cidade, teatro, guildas e corte, para visitar essas quatro áreas do tabuleiro e realizar diversas ações.

Na cidade é possível contratar professores que irão aperfeiçoar as habilidades artísticas dos candidatos em sete categorias diferentes. No teatro são feitas apresentações públicas que trazem dinheiro e fama. Nas guildas os jogadores obtém privilégios úteis para o torneio e finalmente, na corte, usam toda a sua influência para manipular a realeza e conseguir maior prestígio aos olhos do Rei.

Quando um jogador visita o mesmo local pela terceira vez ele encerra a rodada. O Rei então atribui favores especiais para todos os participantes. Além disso, esse é o momento para converter o prestígio recebido na corte em recursos e pontos de vitória e cada jogador deve planejar essa tarefa com cautela e muita estratégia.

Ao final da terceira e última rodada, o jogador com mais pontos de vitória é nomeado o novo Bobo da Corte e vence o jogo! 

 

Ficha técnica:  JESTER - nº 7 da Coleção MS

Autor - Marcos Macri

Arte - Diego Sanchez

2 a 4 jogs / 60 a 90 min / 14 anos

 

Mecânicas principais:

* Controle e influência de área.

* Gestão de mão (cartas).

* Colecionar componentes.

 

Componentes:

01 tabuleiro mostrando a cidade, as guildas, a corte e o teatro
40 cartas de lugares (10 cidades, 10 teatros, 10 guildas, 10 cortes)
06 cartas de eventos
07 cartas pequenas “Favores do Rei”
04 tabuleiros individuais (um por jogador)
04 biombos (um por jogador)
28 fichas redondas “selos de aulas” (quatro de cada tipo)
28 fichas quadradas de objetos
10 fichas de nobres
33 fichas de coroas
36 moedas (12 de valor $3 e 24 de valor $1)
07 fichas de preços de aula ($1,$2,$2,$2,$3,$3,$3)
04 fichas de 50 pontos 
01 ficha Jogador Inicial da rodada
48 marcadores de influência em quatro cores (12 por jogador)
08 cubos para marcação de pontos e fama (2 por jogador)
04 peões (1 por jogador)
02 marcadores redondos brancos
03 marcadores redondos pretos (bloqueios)
01 manual de regras

 

Sleeves:

46 cartas grandes (56.0mm X 89.0mm)

07 cartas pequenas (41.0mm X 63.0mm)